A componente B2C (Business to Consumer) do projecto Internet da Sonae Imobiliária foi hoje oficialmente inaugurada com a "abertura" do site SonaeShopping.com. Este portal é dirigido aos consumidores que podem aqui encontrar informações sobre as lojas presentes nos vários centros comerciais geridos pela empresa, as promoções e ainda adquirir Cheques Brindes ou ver listas de sugestões de presentes.



De acordo com Reis do Carmo, director de Novos Negócios e Novas Tecnologias da Sonae Imobiliária, este portal hoje inaugurado é uma das componentes do projecto Internet da empresa. Esta havia lançado em Abril o SonaeShopping.net, um portal dirigido aos logistas que encontram ai ferramentas para facilitar a sua comunicação com a Sonae Imobiliária, o e-marketing e ainda possíveis fornecedores de serviços.



O investimento total realizado pela empresa na área de Internet foi de 800 mil euros, o que inclui os portais para logistas e consumidores e ainda os sites de todos os centros comerciais que estão online. O projecto envolve actualmente os três países onde a Sonae Imobiliária gere Centros Comerciais - Portugal, Espanha e Brasil - mas deverá ser alargado à Alemanha logo que existam condições.


Referindo que não existe nenhum portal do género no mundo, criado por uma empresa de gestão de centros comerciais, Reis do Carmo explica que não é possível quantificar para já os objectivos a atingir com o site, em termos de fidelização de clientes e de aumento de vendas. Pedro Caupers, administrador da Sonae Imobiliária, complementa com a informação de que o investimento realizado pela Sonae Imobiliária deverá ter um retorno a 3 anos.


Conjugado com os sites de cada um dos centros comerciais geridos pela Sonae Imobiliária, o SonaeShopping.com serve como agregador de funcionalidades e informações para os utilizadores, tendo como objectivo a angariação de mais clientes para os espaços físicos e a sua fidelização. Apesar de se assumir como um portal B2C, a única componente de comércio electrónico é a aquisição de Cheques Prenda e bilhetes de cinema, ambos remetendo para os sites dos Centros Comerciais onde o cliente deseja deslocar-se.



Pedro Caupers justifica o facto de não existirem componentes de comércio electrónico no portal com o facto de esse não ser o objectivo principal. "A nossa vocação não é essa. O projecto nasce de cada shopping", explica.



Os utilizadores vão poder também aceder ao site SonaeShopping.com através de quisques multimédia presentes nos Centros Comerciais, onde têm igualmente a possibilidade de participar na promoção de lançamento do portal. Até 31 de Outubro deste ano, os utilizadores que se registarem podem participar num concurso no qual serão atribuídos 15 prémios a sortear entre os visitantes mais frequentes do portal e os que fornecerem mais informações no acto do registo.



Apesar do grupo Sonae possuir outros projectos online, como os sites de Turismo Exit.pt e de Comércio electrónico do Continente, essas ligações não são visíveis no novo portal, porque, de acordo com Pedro Caupers, esta é uma iniciativa separada. Essas sinergias poderão, no entanto, ser mais evidentes no futuro.



Para mais tarde está também prevista a utilização de tecnologias Wireless no contacto com os clientes, nomeadamente em termos de mensagens SMS de promoções específicas nos Centros Comerciais, mas por agora esta ferramenta de marketing não está ainda a ser utilizada.

Notícias Relacionadas:

2002-07-23 - Prejuízos obrigam Exit a reduzir capital social