Durante esta semana a SonaeCom irá apresentar uma nova oferta ADSL, dirigida ao mercado empresarial, com um débito de 8 Megabits, anunciou hoje Luís Reis, membro da Comissão Executiva da SonaeCom à margem do III Fórum Telecom e Media do Diário Económico. O responsável sublinhou que este produto é inteiramente explorado pela Sonae, não recorrendo à rede da PT, pelo que funciona apenas nas centrais desagregadas, onde a operadora pode prestar serviço de acesso directo.



O responsável adiantou ainda que a prazo o grupo pretende lançar também uma oferta directa de banda larga para o mercado residencial, mas que apenas o fará quando aumentar a capilaridade da rede que gere.



Luís Reis explicou que até final do próximo ano a SonaeCom prevê chegar a 168 centrais desagregadas, embora admita que a oferta de banda larga para o mercado residencial possa ser disponibilizada antes dessa altura.



No encontro, o responsável reiterou as críticas ao regulador pela falta de uma decisão no que respeita à rede de cabo, que na opinião do grupo não deveria ser gerida pelo operador que também controla a rede de cobre, a Portugal Telecom.



Luís Reis adiantou ainda que a SonaeCom está a testar a generalidade das tecnologias reconhecidas com viáveis quer na área móvel, quer no fixo, podendo a oferta residencial de banda larga resultar de uma destas experiências.



Recorde-se que o Clix, empresa da holding SonaeCom, cancelou a sua oferta de banda larga para o mercado residencial em forma de protesto contra as condições que regulam o relacionamento entre a PT, detentora da infra-estrutura, e as empresas de retalho que recorrem à sua rede para oferecer serviços. Para o mercado empresarial a oferta de velocidade máxima comercializada pelo grupo actualmente é de 2MB em acesso directo.



Notícias Relacionadas:

2004-04-07 - Novis oferece tráfego ilimitado no acesso à Internet de banda larga em período laboral

2004-03-04 - Clix e Novis lançam oferta conjunta em 4 centrais de Lisboa e Porto


2004-01-20 - Clix quer oferecer banda larga sem recurso à infra-estrutura da PT