Nos últimos dois dias, foram recebidos em todo o mundo mais de 500 milhões de emails cujo conteúdo aconselhava os utilizadores a investirem na Prime Time Stores. A notícia avançada pela empresa de segurança Sophos indica que esta é talvez a ameaça de spam 'pump-and-dump' com maior nível de propagação na história, dado "o volume de mensagens de correio electrónico" que envolveu.



Em apenas 24 horas o nível de spam em circulação aumentou 30 por cento, tudo por causa do tráfego gerado por estes emails ao longo do mesmo período.



As mensagens eram distribuídas com um ficheiro PDF anexado, onde se podiam ler o incentivo à compra das acções da empresa que, recentemente, adquiriu algumas lojas em Porto Rico. A expansão do negócio do grupo foi o ponto de partida para ludibriar os internautas a apostarem no grupo.



Até aqui, o Grupo Prime Time não proferiu qualquer declaração relativamente ao caso nem tão pouco é conhecido o ponto de origem desta campanha ilegal.



No entanto, sabe-se que este tipo de ameaça é, habitualmente, iniciada por um grupo de spammers que utilizam a propaganda enganosa para levar os utilizadores a investirem em determinada empresa na bolsa, que na verdade tem um valor muito baixo. Desta forma, é falsamente inflacionado o preço das acções que, entretanto, são vendidas antes que se descubra a ilegalidade.



A Sophos refere que, actualmente, este tipo de spam representa um quarto do total de mensagens desta natureza em circulação, um valor preocupante tendo em conta que em 2005 esta ameaça não correspondia sequer um ponto percentual do total das ameaças online.




Notícias Relacionadas:

2007-03-13 - Empresas norte-americanas suspensas da bolsa devido a envio de spam

2006-10-10 - Spam financeiro utilizado para fazer subir o valor de acções no mercado