Um "avanço tecnológico" no Street View para desfocar carros, casas e pessoas, "sem necessidade de eliminar a área que rodeia a imagem que se pretende tirar", foi assim que a gigante das pesquisas anunciou a nova funcionalidade do serviço que acrescenta vistas de rua ao Google Maps.

Trata-se de um aperfeiçoamento no sistema manual - activado quando um utilizador envia um pedido através da opção "reportar um problema" - que introduz a possibilidade de desfocar apenas determinados pontos. Até à data, quando era solicitada a remoção de uma imagem, a tecnologia desfocada a imagem e a zona envolvente, esclarece a empresa numa nota à comunicação social.

A aplicação "reportar um problema" encontra-se na parte inferior esquerda de cada imagem e permite àqueles que se vejam, a si ou aos seus objectos, retratados no serviço, solicitarem a alteração da imagem.

Ontem, a Google apresentou ainda novidades relativas à versão portuguesa do seu motor de busca, avisando que este passaria a contar com a apresentação "instantânea" de resultados à medida que os termos a procurar são introduzidos pelo utilizador.

A funcionalidade, a que a empresa chama Google Instant, estava desde Setembro disponível na versão internacional do site, ficando agora assegurada também na versão em português do serviço, tanto para utilizadores do Chrome, como do Firefox, Safari ou Internet Explorer 8.

"O Google Instant vem tornar a pesquisa mais fácil ao apresentar aos utilizadores resultados de pesquisa na própria página principal à medida que vão escrevendo na caixa de pesquisa", afirma a empresa, em comunicado.

A ferramenta deverá permitir a um utilizador comum poupar entre 2 a 5 segundos em cada pesquisa, acrescentam os responsáveis, afirmando que esta deveria ficar activa no site português entre ontem e hoje.