Os carros do Street View vão voltar a fotografar as ruas portuguesas. Os veículos estiveram parados durante alguns meses devido à polémica relativa à recolha inadvertida de dados das redes WiFi.

O equipamento montado nos carros permitia recolher e armazenar informação acerca de localização das redes de dados wireless (dados SSID, que podem coincidir com o nome do proprietário da rede) e endereços MAC (números que identificam o endereço fixo dos dispositivos router).

O erro foi admitido pela gigante da Internet em Maio último e uma vez detectado, a Google anunciou que iria suspender a recolha de informações WiFi a partir dos carros e recolher toda frota de carros de modo a remover o equipamento e discutir o sucedido com os reguladores locais.

Entretanto, as alterações necessárias para salvaguardar futuros problemas neste campo poderão ser conhecidas em maior detalhe no blog googlepolicyeurope.blogspot.com.

Após a remoção do equipamento, os carros do Street View voltam agora "à estrada" para cumprir com a sua obrigação, tal como o TeK já tinha noticiado, nomeadamente em Portugal, com a promessa de alargar a cobertura do serviço disponibilizado e de chegar a novos locais.

Os portugueses poderão visualizar os sítios por onde estão a circular os carros e obter mais informações sobre o Street View a partir do endereço Where-is-street-view.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.