Os Jogos Olímpicos de 2008, a decorrerem em Pequim, na China, estão a suscitar uma das mais profundas e completas coberturas noticiosas de sempre, entre emissões ao vivo, relatórios e resultados actualizados e toda uma série de notícias paralelas associadas aos jogos.

Em Portugal, os Jogos são alvo de uma atenção especial, na medida em que representam a afirmação de toda uma nova geração de atletas portugueses, em múltiplas disciplinas, naquela que é a maior comitiva olímpica lusa de sempre.

Para além da cobertura dos media tradicionais, existem conteúdos diversos que apenas estão disponíveis online, incluindo os blogues pessoais de diversos atletas intervenientes, blogues genéricos sobre os Jogos Olímpicos, streaming de vídeo em tempo (quase) real e os resultados mais actualizados que é possível obter. Aqui ficam algumas sugestões.

Canal Olímpico do Sapo

O Canal Olímpico do Sapo possui informação actualizada ao momento, em formato tradicional, com artigos e imagens exclusivas. Para além da cobertura de todos os desportos e de todos os eventos, o canal do Sapo dá uma atenção especial à participação portuguesa, com uma página dedicada aos atletas nacionais.

Dentro do Canal Olímpico, os utilizadores podem ainda consultar uma secção de Multimédia, com vídeos e fotos dos eventos, consultar os calendários oficiais e resultados ou, ainda, consultar as estatísticas das medalhas atribuídas até ao momento, não apenas em Pequim, mas em quase todas as edições anteriores até aos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas. Em Português.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455459.gif

NBC/Microsoft

A estação de televisão norte-americana NBC (e a fabricante de software Microsoft) encetaram uma parceria específica, tendo em vista providenciar uma das mais completas fontes de informação sobre os Jogos Olímpicos de 2008.

No site NBC Olympics é possível obter toda a informação imaginável sobre os Jogos Olímpicos, incluindo vídeo, muitas vezes directo, da maior parte dos eventos. Apenas em Inglês e Espanhol.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455460.gif

Google

A Google, para além da sua página agregadora de notícias, Google Notícias, em português e Google News, em inglês, oferece algumas ferramentas interessantes para acompanhar os Jogos.

A partir da página inicial do motor de busca da Google é possível, de forma simples e eficaz, conhecer a programação ou resultados da maior parte das modalidades. Para isso, basta introduzir o nome da modalidade, mesmo em português no campo de busca. Os resultados da pesquisa serão encabeçados pelo ícone específico da modalidade, bem como a sua programação futura ou resultados.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455461.gif

A Google disponibiliza, ainda, um widget olímpico para utilização no iGoogle, a página inicial personalizada do motor de busca. O widget informa do número de medalhas obtidas por país e é semelhante ao quadro presente no Google Notícias. Os utilizadores com acesso à internet no telemóvel possuem, também, um canal de acesso dedicado aos conteúdos olímpicos da Google, em m.google.pt.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455462.gif

Zumobi/Lenovo/Intel

Uma parceria da Zumobi , criadores de um browser móvel único, com a fabricante Lenovo e Intel especificamente para utilizadores com telemóveis Windows Mobile, BlackBerry ou iPhone, a aplicação gratuita da Lenovo Summer Olympics 2008 , permite receber no telemóvel notícias e imagens actualizadas dos Jogos Olímpicos, para além de perfis e opiniões dos mais proeminentes atletas. A aplicação para iPhone pode ser descarregada gratuitamente na App Store.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455463.gif