As ofertas são muitas e variadas e nem sempre há tempo para olhar com atenção e comparar os diferentes preços praticados pelos operadores, de telefonia móvel ou até mesmo os planos de preços existentes na mesma rede, mas os simuladores existentes online poderão dar uma ajuda.




Se vai viajar de férias para o estrangeiro interessa-lhe, com certeza, informação sobre roaming e nesta questão tem ao seu dispor o Switch on to Eurotariff!, da responsabilidade da Comissão Europeia, e o Best Roaming Prices da GSM Association.




A partir do site da CE pode consultar informação sobre a chamada Eurotarifa, que estabelece limites sobre o preço máximo cobrado pelos operadores móveis europeus às chamadas recebidas e feitas no estrangeiro, num processo gradual que se iniciou em 2007 e que decorrerá até 2009.




Além de toda a informação acerca da eurotarifa e do roaming, este portal apresenta também tabelas onde se mostram as tarifas praticadas pelas telecom para as chamadas de voz e para as mensagens SMS, tanto no pré como no pós-pago, quando um dos seus subscritores viaja para um determinado país estrangeiro.




No Best Roaming Prices poderá encontrar uma ferramenta que o ajuda a comparar tarifários internacionais nos 27 países da União Europeia. Na caixa que aparece do lado esquerdo na homepage basta seleccionar o país de origem, o operador e o tipo de contrato que possuí (pré ou pós-pago) e o país de destino e clicar em "Find the best price".





O simulador vai mostrar os preços praticados pelos diferentes fornecedores daquele país tendo por base uma chamada móvel-fixo com a duração de dois minutos.




Se pretende manter o seu operador de rede móvel, mas está apenas interessado em perceber se o tarifário praticado é o mais acertado entre os disponíveis, também encontra opções para calcular gastos, uma vez que as principais operadoras - TMN, Vodafone e Optimus - apresentam simuladores a partir dos seus sites.




As contas são feitas com base nos dados fornecidos pelo utilizador, nomeadamente o tipo de contrato mantido, o número e duração das chamadas, o volume de SMS enviado ou se a maioria das chamadas são para a mesma rede ou para a rede de outro operador. Basta apenas seguir as instruções e poderá ficar esclarecido sobre o melhor tarifário para o tipo de utilização que dá ao seu telemóvel.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.