Ainda agora estávamos nas férias de Natal e já o Carnaval se aproxima a passos largos. Para quem anda na escola o mesmo é dizer que ainda agora acabaram os testes e já aí vêm outra vez.



É altura de ver o sol que começa a fazer lá fora só mesmo pela janela e aproveitar as tardes do fim-de-semana para rever a matéria e preparar baterias para os próximos testes, para a atenção nas aulas e o domínio dos manuais.



Ler os livros, identificar a matéria mais importante e fazer resumos é talvez o método de estudo mais utilizado de todos os tempos e é nesta fase de compilação da informação que alguns sites podem dar uma ajuda, partilhando o trabalho de resumo que outros já desenvolveram.



O Resumos.net é um desses locais online. Criado por um aluno do secundário que usava o PC para fazer todos os seus resumos e por um amigo com experiência na criação de páginas de Internet, este site tem resumos da generalidade das disciplinas entre o 5º e o 12º ano e a sua popularidade não tem parado de crescer desde que foi criado em 2005.



http://imgs.sapo.pt/gfx/444288.gif

Não sendo português, o ShvOOng também pode ser uma boa ajuda para este tipo de público. Tem resumos em português para várias disciplinas, onde se incluem literatura, partilhando visões resumidas de algumas das obras a que ninguém consegue escapar no secundário. Exemplo: Os Lusíadas.


Outra alternativa é o Nota Positiva, que tem à disposição não apenas resumos de estudos e livros, mas também trabalhos de alunos do ensino secundário que partilham a sua inspiração com outros colegas.



http://imgs.sapo.pt/gfx/444289.gif


Terminamos com uma opção politicamente menos correcta: o Cábulas. Dizem os autores deste site que um bom aluno para sê-lo tem de saber fazer cábulas. Abstemo-nos de comentários, mas recomendamos uma visita ao site que também tem uma oferta diversificada de apontamentos e resumos úteis para quem já quer chegar ao teste com a matéria já estudada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.