É fã de algum criador de conteúdo do YouTube? Então talvez lhe interesse saber que a plataforma criou uma nova ferramenta através da qual o pode apoiar monetariamente. Chama-se Super Thanks e está já a ser testada junto de alguns utilizadores.

A funcionalidade permite-lhe "aplaudir" um criador através de uma animação paga que está disponível por valores compreendidos entre os 2 e os 50 dólares. Ao adquirir um aplauso, verá uma animação celebratória no ecrã e aparecerá um comentário colorido, juntamente com o seu nome, na secção de comentários.

Os criadores vão poder responder a estes comentários da mesma maneira que lhes é possível responder a um comentário normal.

Ao longo do último ano, a funcionalidade foi testada sob o nome de código, Viewer Applause. Com este lançamento, a mecânica ficará disponível em 68 países, tanto em desktop, como em Android e iOS.

tek super thanks
tek super thanks

Este é o quarto mecanismo de apoio monetário que o YouTube adiciona. As subscrições pagas de canais, os Super Stickers e o Super Chat são os restantes três. Note que estes dois últimos funcionam apenas em diretos, ao passo que o Super Thanks pode ser usado em qualquer vídeo disponível para visualização.

Ao The Verge, Barbara Macdonald afirmou que a empresa está a trabalhar para permitir doações personalizadas através do Super Thanks. Neste momento, só é possível escolher um de quatro valores pré-definidos.

A gestora de produto da divisão de pagamento de conteúdos digitais explica que, para ter acesso ao Super Thanks, o utilizador terá de ser parte do YouTube Partner Program. A funcionalidade estará disponível para todos os membros até ao final do ano.

Importa ainda sublinhar que esta adição não impacta o pagamento que é feito através das receitas geradas com publicidade. Este é apenas um canal de apoio mais direto, dependente da base de seguidores, que não deverá oscilar com de acordo com as estratégias de publicidade de cada anunciante. Note que, por vezes, as marcas optam por não querer o seu produto anunciado em canais que publicam conteúdos sensíveis ou evocativos de certas crenças e/ou ideologias.