Dentro de duas semanas, o YouTube vai deixar de estar acessível para utilizadores do Internet Explorer 6, avisou a Google.

A notícia é avançada por vários meios de comunicação internacionais, que citam um aviso da empresa. A restrição tem entrada em vigor marcada para o próximo dia 13 de Março, data a partir da qual os utilizadores que tentarem aceder ao serviço de vídeo em streaming com a versão 6 do browser da Microsoft serão convidados a optar por um software mais actual.

A medida, que já tinha sido antecipada há cerca de 6 meses, faz parte de um esforço geral da comunidade para incentivar os internautas a adoptarem programas mais recentes para navegação na Web (que conta com a participação da própria Microsoft), capazes de suportar novas funcionalidades dos serviços que são incompatíveis com as versões mais antigas dos browsers.

[caption]Suporte ao IE 6 no YouTube acaba em Março[/caption]

Para além do IE 6, será também descontinuado o suporte ao Safari 2, Firefox 2 e Chrome 3, adianta a ComputerWorld.

De acordo com a mesma fonte, a Google informou ainda que a alteração é imposta pelos desenvolvimento de novas funcionalidades para o YouTube que não são compatíveis com os browsers mais antigos.

Anteriormente a empresa tinha já avisado que a partir de 1 de Março descontinuaria o suporte a estes programas no Google Docs e Google Sites. Também o Google Mail e o Google Calendar deverão passar a exigir versões mais actuais de software de navegação até ao final deste ano.

A versão 6 do Internet Explorer ainda é utilizada por cerca de 20 por cento dos internautas, a nível mundial, de acordo com a contagem da NetApplications.com, relativa ao mês passado.