A Symantec vai disponibilizar uma nova ferramenta de combate aos ataques phishing e à fraude online dirigida aos bancos, frequentemente alvos deste tipo de ataques.



Entre os principais objectivos do novo serviço (Symantec Online Fraud Management Solution) está o rastreio de emails fraudulentos frequentemente enviados aos clientes de banca online para tentar capturar dados pessoais de acesso às contas bancárias.



Para localizar a origem dos ataques phishing o novo serviço usa endereços de email pertencentes aos várias endereços web autorizados pelos bancos (cobrindo ainda 10 dos 12 principais ISPs americanos clientes da Symantec), que, disfarçados de clientes, são também alvos de ataque desencadeando imediatamente medidas.



Em declarações à eWeek, Kim Legelis, director de serviços financeiros da Symantec explicou que recebida a mensagem falsa o serviço demora entre 5 a 10 minutos a activar um filtro que impede as mensagens em causa de passar pelos mecanismos de segurança e levar os clientes a introduzir dados pessoais em sites idênticos aos reais.



O serviço emite simultaneamente um alerta junto da entidade bancária em questão para que esta possa desencadear as acções necessárias à desactivação do endereço constante na mensagem.



Números do Anti-phishing Working Group revelam que entre Dezembro do ano passado e Junho deste ano o número de ataques phishing aumentou de 116 para 1.422, numa comparação mês a mês.



O aumento de ataques deste tipo tem contribuído para o decréscimo de confiança dos utilizadores na banca online, provocando alterações de comportamento junto de 35,2 por cento dos clientes da banca. Segundo o Gartner Group estes ataques são responsáveis por perdas na ordem dos 1,3 mil milhões de dólares.



A Symantec não avança o preço da solução, limitando-se a explicar que o preço se baseia no número de utilizadores registados da entidade em questão.



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