De 10 a 15 de Junho Lisboa acolheu uma experiência que teve por objectivo testar as condições de acessibilidade dos sites portugueses. A partir de um quarto de hotel Fernando Santos, um invisual, deu corpo à experiência e usando um PC e uma ligação à Internet procurou desempenhar um conjunto de tarefas do dia-a-dia.



Entre as tarefas em agendadas Fernando Santos navegou por sites públicos e fez compras em várias lojas online, testando a sua acessibilidade. A experiência foi acompanhada pela Vector21 que promoveu a ideia e fez o tratamento estatístico da informação recolhida.



O TeK falou com Fernando Santos que se mostrou satisfeito com os resultados da iniciativa que não considera um teste de sobrevivência, já que tinha recurso a outras formas de desempenhar as tarefas básicas do dia-a-dia e também não permanecia 24 horas por dia no quarto, sem apoios.



Mesmo assim, o invisual acredita que existirão condições para levar a cabo um teste de sobrevivência nos mesmos moldes. Deixa contudo, alguns exemplos das falhas mais habituais nos sites portugueses em matéria de acessibilidade nesta reportagem de vídeo que lhe propomos.