A versão online da Biblioteca Nacional (BN) está já disponível para os utilizadores dos site da Texto Editora mediante um protocolo de cooperação estabelecido entre as duas entidades ainda em 2002. Este acordo visa permitir que professores, pais, educadores e estudantes, bem como utilizadores comuns, possam aceder aos conteúdos da BN Digital através dos sites daquela editora, nomeadamente o Educação, Universal e Jovem.

Segundo um comunicado da empresa, será possível aceder à edição de 1572 de "Os Lusíadas", acompanhada por uma nota manuscrita de Luís de Camões, ou ao romance "A queda de um anjo" de Camilo Castelo Branco, assim como a obras de Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Antero de Quental através do link à secção Sites Temáticos. Outra das funcionalidades disponíveis livre e gratuitamente no site da BN, mas que agora vão estar também ao dispor dos sites da Texto Editora, é o espaço de exposição virtuais.

Esta parceria entre a Texto Editora e a Biblioteca Nacional implementa também funcionalidades que visam instituir um canal de comunicação privilegiado entre aquele organismo público e os estabelecimentos de ensino espalhados por todo o país. Deste modo, o site Educação irá possibilitar que qualquer professor efectue a marcação de visitas de estudo às exposições patentes nas instalações da BN.

Será ainda possível que as escolas procedam à requisição de exposições itinerantes disponibilizadas pelos serviços da Biblioteca. Os visitantes dos sites da Texto Editora poderão ainda ficar a par das condições de acesso às colecções daquele organismo público e efectuar a requisição do Cartão de Leitor.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida para incluir a informação de que este protocolo está já em vigor.

Notícias Relacionadas:
2002-01-18 - Biblioteca Nacional Digital online a partir de 1 de Fevereiro
2001-04-30 - Texto
Editora apresenta três novos sites