A partir do próximo mês de Junho os jornais britânicos The Times e The Sunday Times vão passar a cobrar pelos seus conteúdos online. A medida foi hoje anunciada pela News International, activo do grupo News Corp de Rupert Murdoch. Um dos maiores grupos de media do mundo, já eram conhecidas as intenções de passar a cobrar pelos conteúdos online, como defendeu o rosto da organização no final do ano passado.
Nas duas publicações britânicas mais importantes do grupo norte-americano a subscrição de conteúdos online acontece a partir de Junho.

Antes disso, em Maio, as duas publicações separam a presença online, actualmente única através do Times Online. A reestruturação fará surgir dois sites distintos que podem ser usados de forma gratuita num período experimental pelos utilizadores registados.


Um mês depois, no entanto, avança o novo sistema de disponibilização de conteúdos. Um acesso diário aos sites custará uma libra (pouco mais de um euro) e uma subscrição semanal 2 libras (2,22 euros), valores que darão acesso aos conteúdos dos dois sites. Esta subscrição mensal dará ainda acesso a novas aplicações, que ficarão disponíveis com a reformulação.


Os clientes que subscrevem os jornais em papel (no modelo de subscrição semanal) também terão acesso garantido às edições online.
Em comunicado, a empresa assegura que tem elevadas expectativas em relação ao novo modelo e às aplicações que irão enriquecer os planos de subscrição online e vê aí potencial para cativar novos públicos.


"Este é apenas o princípio. O The Times e o The Sunday Times são apenas dois dos novos quatro títulos no Reino Unido a adoptarem este novo modelo", diz a nota publicada no site.

O grupo promete mais informação gráfica e uma aproximação dos leitores aos autores das notícias e aos especialistas que marcam presença com opiniões e outros artigos na edição escrita dos jornais.


Ao longo deste ano também o The New York Times prometeu introduzir um modelo pago de subscrição de conteúdos online, bem como o Financial Times, que quer rever o actual.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.