
A partir do próximo mês de Junho os jornais britânicos The Times e The Sunday Times vão passar a cobrar pelos seus conteúdos online. A medida foi hoje anunciada pela News International, activo do grupo News Corp de Rupert Murdoch. Um dos maiores grupos de media do mundo, já eram conhecidas as intenções de passar a cobrar pelos conteúdos online, como defendeu o rosto da organização no final do ano passado.
Nas duas publicações britânicas mais importantes do grupo norte-americano a subscrição de conteúdos online acontece a partir de Junho.
Antes disso, em Maio, as duas publicações separam a presença online, actualmente única através do Times Online. A reestruturação fará surgir dois sites distintos que podem ser usados de forma gratuita num período experimental pelos utilizadores registados.
Um mês depois, no entanto, avança o novo sistema de disponibilização de conteúdos. Um acesso diário aos sites custará uma libra (pouco mais de um euro) e uma subscrição semanal 2 libras (2,22 euros), valores que darão acesso aos conteúdos dos dois sites. Esta subscrição mensal dará ainda acesso a novas aplicações, que ficarão disponíveis com a reformulação.
Os clientes que subscrevem os jornais em papel (no modelo de subscrição semanal) também terão acesso garantido às edições online.
Em comunicado, a empresa assegura que tem elevadas expectativas em relação ao novo modelo e às aplicações que irão enriquecer os planos de subscrição online e vê aí potencial para cativar novos públicos.
"Este é apenas o princípio. O The Times e o The Sunday Times são apenas dois dos novos quatro títulos no Reino Unido a adoptarem este novo modelo", diz a nota publicada no site.
O grupo promete mais informação gráfica e uma aproximação dos leitores aos autores das notícias e aos especialistas que marcam presença com opiniões e outros artigos na edição escrita dos jornais.
Ao longo deste ano também o The New York Times prometeu introduzir um modelo pago de subscrição de conteúdos online, bem como o Financial Times, que quer rever o actual.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários