A Adobe, conhecida pelas suas ferramentas de edição de vídeo e imagem, realizou um estudo sobre a evolução do motor de pesquisa do TikTok. A rede social evoluiu de um centro de entretenimento para um motor de pesquisa e para perceber esta mudança de comportamento dos utilizadores, a Adobe organizou uma sondagem pelos utilizadores nos Estados Unidos. E dessa forma compreender como os utilizadores utilizam o motor de pesquisa do TikTok para as suas necessidades e como os negócios estão a criar estratégias para capitalizar essa tendência.
Para realizar o estudo, a Adobe fez uma sondagem a 808 consumidores sobre o seu comportamento na pesquisa do TikTok. Foram ainda questionados 251 donos de negócios sobre como estão a adaptar o seu marketing para captar as intenções de pesquisa no TikTok. Nas suas conclusões, o TikTok tem surgido como a grande alternativa à pesquisa da Google, pelo menos à faixa de utilizadores mais novos.
Segundo os dados, 41% dos consumidores já utilizaram o TikTok como motor de pesquisa, mas se olharmos para as diferentes gerações de utilizadores existe uma grande discrepância. No caso da Gen Z, 64% dos utilizadores preferem o TikTok como motor de pesquisa, 49% dos Millennials, 29% da Gen X e apenas 14% dos Baby Boomers usam a rede social para procurar. Nas suas notas, um em cada 10 utilizadores Gen Z dizem confiar mais no TikTok do que na Google.
Veja na galeria mais dados sobre o estudo da Adobe:
Sobre as plataformas que os consumidores acham mais úteis quando procuram informação, no geral, 91% continuam a usar o Google, 39% o YouTube, 21% para o Bing e o TikTok surge em quarto lugar com 17% empatado com o DuckDuckGo. E o que pesquisam as pessoas no TikTok? Segundo o estudo da Adobe, as novas receitas são pesquisadas por 36%, seguindo-se nova música com 35% e dicas “Do it Yourself”. Na lista encontam-se ainda conselhos de moda, rotinas de exercícios, recomendações de beleza, filmes e produtos.
Sobre as tendências e hábitos dos utilizadores americanos, a Adobe descobriu que dois em cada cinco pessoas utilizaram o TikTok como motor de pesquisa. Em comparação, um em cada 10 utilizadores usam o ChatGPT para pesquisar informação e um em cada 20 procuram conselhos para finanças pessoais.
A tecnológica procurou ainda compreender as razões pelo qual o TikTok era escolhido como motor de pesquisa, em vez dos tradicionais. A principal razão foi que os vídeos curtos são mais informativos e digeríveis para 44% dos utilizadores. A forma como as histórias são contadas nos vídeos do TikTok (34%), além do conteúdo ser mais personalizado (31%). Dois em cada cinco utilizadores GenZ dizem ser atraídos pelo TikTok pelas preferências mais personalizadas.
Os tutoriais em vídeo são o tipo de conteúdos preferidos para 62% dos utilizadores do TikTok; as análises de produtos e serviços para 39%; e histórias pessoais ou anedotas para 38%. Os memes, recomendações de influenciadores e guias são outros tipos de conteúdos mais procurados.
Da perspetiva empresarial, a sondagem feita pela Adobe indica que 54% dos negócios utilizaram o TikTok para prover o seu negócio, fazendo uma média de nove mensagens por mês. Os tutoriais de vídeo são apontados por 22% como conteúdos de destaque; a criação de conteúdos relacionados com os produtos da empresa por 21%; análises de produtos ou serviços por 18%. E um em cada quatro donos de pequenas empresas utilizaram influenciadores do TikTok para fazer promoções de produtos.
Relativamente aos desafios que os donos dos negócios encontram quando criam conteúdos para o TikTok, 33% respondeu que é converter o envolvimento dos utilizadores em vendas; 32% afirma que é aumentar o número de seguidores e níveis de envolvimento; e 29% diz que o difícil é criar conteúdo que seja apelativo a uma base de utilizadores diversificada.
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