O diretor executivo do Twitter, Jack Dorsey, tentou trazer alguma calma relativamente à nova funcionalidade do Twitter. Apesar de defender que a dinâmica da rede social mantém-se inalterada, a verdade é que a timeline da plataforma vai mesmo alterar-se. E já a partir de hoje começa a ser distribuída pelos seus utilizadores.

Na prática os utilizadores quando entram no Twitter vão deixar de ver em primeiro lugar as mensagens mais recentes dos seus contactos, vendo antes uma mistura dos tweets mais relevantes. Esta relevância é definida pelos algoritmos da tecnológica.

A nova timeline com misturas cronológicas é uma extensão da funcionalidade ‘Enquanto esteve ausente’.

Mas de forma a responder às críticas que surgiram e que levaram inclusive à popularização da hashtag #RIPTwitter - numa alusão à morte da plataforma -, a novidade só será usada caso os utilizadores assim o aceitem. Pelo menos numa primeira fase.

De acordo com o The Verge o objetivo é que depois da distribuição a nível global a funcionalidade acabe por ser definida como padrão para todos os utilizadores - aí será necessário desligar a funcionalidade caso não pretenda utilizá-la.

As alterações são válidas para a Web e para as aplicações Android e iOS.