Os trabalhadores independentes têm até final do mês para entregar nos serviços online da segurança social as declarações que detalham os rendimentos auferidos em 2011. O prazo para o cumprimento desta obrigação legal terminava esta quarta-feira, mas de acordo com a nova determinação dos serviços prolonga-se até final do mês.



O alargamento no prazo da entrega eletrónica das declarações de rendimentos dos trabalhadores independentes é uma consequência do elevado número de pedidos de senhas para acesso e registo nos serviços online da segurança social, nos últimos dias.



Recorde-se que o alargamento do prazo de entrega das declarações eletrónicas já tinha sido solicitado pelo Bloco de Esquerda, que pediu o alargamento da data limite para entrega até ao próximo dia 15 de março.



O pedido já resultava da constatação de que muitos trabalhadores ainda não teriam conseguido cumprir esta obrigação.



Este é o primeiro ano em que é imposta a entrega desta declaração à segurança social, aos trabalhadores cujos rendimentos são obtidos através de recibos verdes. A entrega é feita exclusivamente via Internet.



Nesta declaração os trabalhadores devem discriminar as empresas para as quais trabalharam em 2011 e detalhar o valor dos serviços prestados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira