Já são conhecidos os finalistas dos prémios europeus eGov promovidos pela União Europeia. Entre os 53 projectos seleccionados, provenientes de 32 países, encontram-se três iniciativas portuguesas: eGAIANIMA, INPI e Évora Distrito Digital. De fora ficaram vinte e quatro outros projectos portugueses que se candidataram este ano, colocando Portugal no segundo lugar dos países com mais iniciativas.



O primeiro finalista nacional consiste num projecto assente no Programa de Generalização das Actividades de Enriquecimento Curricular, lançado pelo Estado em 2006 e que regulamenta a oferta de actividades extra-curriculares nos estabelecimentos de educação e ensino público. O eGAIANIMA está disponível para o público em geral mas, em particular, para alunos, encarregados de educação, professores, coordenadores escolares e backoffice da Gaianima.



É também finalista o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial - através da estratégia em linha com o e-government patente nos diferentes serviços online oferecidos.



Por fim, o último seleccionado português foi o Évora Distrito Digital, um projecto integrado nas Cidades e Regiões Digitais, financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POS_C), cujo principal objectivo assenta no desenvolvimento da sociedade da informação ao serviço da comunidade, democratizando o acesso às tecnologias junto da população.



As votações para os projectos mais inovadores ainda estão em aberto e decorrem até 15 de Setembro. Por seu turno, a entrega dos prémios decorre no dia 19 do mesmo mês, em Portugal, durante a conferência ministerial anual.



No evento serão anunciadas as práticas que se destacarem nas áreas de melhor serviço público para o crescimento e emprego, participação e transparência, impacto social e coesão e administração eficiente e efectiva.



Na edição passada dos prémios eGov, o projecto-piloto de Compras Públicas em Portugal foi um dos vencedores, destacando-se na categoria de boas práticas.




Notícias Relacionadas:

2007-07-09 - Portugal reúne segundo maior número de candidaturas a prémios de eGovernment

2007-07-06 - 311 candidaturas à 3ª edição dos prémios de eGov

2005-04-13 - Projectos-piloto de compras electrónicas distinguidos por boas práticas