Numa operação inédita em Portugal, a Polícia Judiciária e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizaram ontem uma operação de combate à pirataria de conteúdos na Internet que resultou no encerramento de três sites, apreensão de material e a materialização de acusações contra os gestores dos sites, que foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Os sites em causa – Zetuga, ZeMula e BTuga, permitiam a partilha de conteúdos através da tecnologia P2P (Peer to Peer), sendo que os conteúdos disponibilizados eram alegadamente ilegais. A PJ e a ASAE deram cumprimento a seis mandados de busca em Ovar, Leiria e Lisboa, envolvendo 23 elementos de ambas as autoridades.

A autoridades avisam que a investigação continua e alertam os pais e educadores dizendo que “face à forma agressiva como a publicidade é feita para a utilização da largura de banda […] recomendam aos pais e encarregados de educação que estejam atentos à utilização da Internet por parte dos educandos”.

Segundo a informação disponibilizada, os três sites agora encerrados permitiam a troca de conteúdos protegidos por direito de autor por cerca de 200 mil utilizadores. Um dos serviços era pago e ou outros dois obrigavam à partilha de conteúdos por quem queria aceder aos filmes, música, aplicações e jogos em P2P, baseando-se o serviço no BitTorrent.

Entre os gestores dos sites contava-se um elemento da PSP, que tal como os outros foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência.

Entre os objectos apreendidos contam-se dois servidores instalados em empresas, computadores da última geração, suportes multimédia (nomeadamente 370 DVDs com filmes, 385 CDs de música, 142 CDs com jogos para PC, 29 DVDs com Jogos XBOX, 4 discos externos com a capacidade de 980 GBytes, assim como documentação diversa. A PJ adianta que “valor da apreensão é elevado, constituindo a operação um grande revés na reprodução e troca de contéudos protegidos por direitos de autor”.

Notícias Relacionadas:
2006-12-20 - ASAE apreende 1,3 milhões de euros em material informático contrafeito durante 2006
2006-09-28 - ASAE instaura processos-crime por pirataria e apreende material informático
2005-05-17 - PJ elimina rede de pedofilia em Portugal que recorria a tecnologia P2P
2005-01-20 - Assoft e PJ juntam-se em campanha de prevenção contra pirataria de software

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.