A distinção é atribuída pela Pingdom, empresa responsável pelo ranking Social Network Downtime In 2008, onde cabem 15 serviços da Internet. A popular rede social Twitter, que se tornou ainda mais popular em Portugal depois da adesão do Presidente da República, terá estado 84 horas fora do ar, o que a deixa aquém de outros serviços do mesmo género, em matéria de estabilidade.

Os responsáveis pelo estudo sublinham a enorme diferença registada na fiabilidade do serviço entre o primeiro e o segundo semestre do ano, revelando que a maior parte dos períodos em baixo detectados nas análises feitas a partir de acessos a cada cinco minutos em vários localizações nos Estados Unidos e na Europa, dizem respeito à primeira parte do ano.

Nos últimos cinco meses de 2008 a rede operou melhorias significativas e conseguiu reduzir os períodos de downtime de forma muito significativa (84 por cento do downtime acabou por concentrar-se no primeiro semestre). No balanço final o Twitter esteve acessível 99,04 por cento do tempo.

O valor fica abaixo do oferecido por plataformas como o Facebook e o MySpace que estiveram acessíveis 99,9 por cento do tempo, liderando a tabela de disponibilidade da Pingdom.