A publicidade personalizada é a principal fonte de receita do Twitter, uma área que tem apresentado um crescimento bastante limitado, cabendo à rede social uma fatia de 0,8%, refere a Bloomberg, citando o EMarketer. Nesse sentido, para tentar aumentar as suas receitas e ao mesmo tempo dar uma experiência alternativa aos seus utilizadores, a empresa pode estar a pensar oferecer uma oferta de subscrição.

Fontes ligadas à área de investigação da empresa revelaram que há um projeto chamado Rogue One, em que está a ser discutido internamente ideias como “gorjetas” ou a possibilidade dos utilizadores pagarem às pessoas que seguem para receberem conteúdos exclusivos. Por outro lado, outro negócio na mesa passa pela transformação de serviços como o Tweetdeck ou o undo sent, assim como opções de caracterização de perfil, para um formato premium, baseado numa subscrição.

É salientado que as redes sociais se afastam do modelo de subscrições premium de forma a aumentar a sua base de utilizadores. Mas no caso do Twitter, a plataforma tem vindo a ser bem mais seletiva nos parceiros que aceita para colocar publicidade.

Relativamente ao serviço premium, estão colocados na mesa diversos conteúdos e funcionalidades que podem ser adicionados. A mais óbvia é a navegação sem publicidade, ainda que esta opção possa colocar em causa a sua atual principal fonte de receita. O Tweetdeck é uma ferramenta utilizada por muitos utilizadores avançados, mas esta não tem publicidade ou qualquer tipo de monetização para a rede social, e por isso pode passar ao serviço premium.

A possibilidade de criação de vídeos com maior qualidade e mais longos poderá ser uma hipótese também. Está ainda a ser considerados emblemas de verificação especiais, como por exemplo, para os negócios. Para já, a verificação de notoriedade não deve ser mexida. Há ainda novas ferramentas de analítica que podem ser introduzidas, sendo mais avançados num serviço premium, do que aquelas que estão atualmente disponíveis. Por fim, outra sugestão é o aumento de personalização do utilizador, desde cores a autocolantes para colocar nos seus perfis e publicações.