Se ainda se lembra dos “primórdios” do Twitter, provavelmente recorda a possibilidade de fazer tweets ou até de criar uma conta através de SMS. Agora, o Twitter anunciou oficialmente que desativou a funcionalidade para a vasta maioria dos utilizadores. Além disso, milhões de contas inativas criadas através de SMS foram eliminadas pela rede de microblogging.

A empresa liderada por Jack Dorsey indica que, com exceção de alguns países, a mudança é mesmo definitiva. Em questão está o surgimento de inúmeras vulnerabilidades de segurança. Recorde-se que, em setembro de 2019, a rede social tinha desativado temporariamente a funcionalidade após conta do CEO ter sido hackeada. No entanto, o Twitter indica que continuará a utilizar SMS para ajudar os utilizadores a autenticar as suas contas.

Embora a vasta maioria dos utilizadores prefira usar a aplicação do Twitter ou aceder diretamente à rede social, a funcionalidade via SMS ainda apresenta alguma relevância, por exemplo, em países onde o acesso à Internet não é tão facilitado.

As notificações de Tweets através de SMS são também utilizadas por várias empresas para alertar os consumidores para a chegada de novos produtos ou serviços. Às empresas, o Twitter recomenda a passagem para formas de notificação mais “modernas” suportadas pela plataforma.

Com a eliminação de milhões de contas inativas criadas através de SMS, é possível que alguns utilizadores mais populares notem um decréscimo até 10% no número de seguidores. Ao que tudo indica, a empresa terá começado o processo de eliminação das contas a 16 de abril. Em declarações ao website Mashable, um porta-voz do Twitter indicou que a remoção das contas inativas relaciona-se com motivos de segurança, uma vez que o risco de serem comprometidas é elevado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.