Pressionado pela concorrência de outras redes sociais, o Twitter quer continuar a conquistar "clientes" para o serviço de microblogging, simplificando o interface e ajudando os novos utilizadores a descobrir formas de explorar o serviço, baseando-se na localização e na indicação de interesses.

A nova estratégia foi ontem apresentada por Jack Dorsey, o criador do Twitter, que voltou à empresa este ano para assumir a direção executiva, e passa pela aposta num redesign que vai começar a ser introduzido gradualmente.

Quatro novas tabs pretendem dar acesso mais rápido aos temas de interesse dos utilizadores. Início, Ligar, Descobrir, Conta e Tweetar fazem agora parte da página inicial do serviço, numa nova organização que já pode ser conhecida no site fly.twitter.com/ ou diretamente nas aplicações do serviço para telemóveis iOS e Android.

"Não é só um redesign visual mas uma mudança conceptual para tornar o Twitter mais acessível ao próximo milhar de milhão de utilizadores", afirmou um executivo do Twitter na apresentação do novo conceito, citado pela imprensa internacional.

A área de Stories, que o TeK referiu ontem como site do dia, é uma das apostas da empresa e pretende alargar a perceção do conteúdo para além dos 140 caracteres limite de cada tweet.

A empresa anunciou recentemente que mais de 100 milhões de pessoas usam o Twitter de forma intensa, e um gráfico mostra as histórias mais tweetadas em 2011. O número de tweets acumulados nos principais acontecimentos do ano tem também um espaço dedicado, com os MTV Music Awards no topo da lista, especialmente devido ao anúncio da gravidez de Beyonce, mas sendo seguido de perto pela demissão de Steve Jobs.

O Twitter preparou um vídeo para mostrar as mudanças no serviço, que reproduzimos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico