O Twitter conta agora com uma média de 250 milhões de tweets publicados por dia. O número representa um aumento impressionante se tivermos em conta que um ano antes o valor se situava nos 90 milhões e no início de 2011 a média era de 100 milhões.

O crescimento é de 177%, com os utilizadores do serviço a gerarem "1.000.000.000 de tweets a cada 4-5 dias", segundo as contas do CEO da empresa, Dick Costolo, citado pela imprensa internacional depois de ter revelado os números à margem de uma conferência sobre Web 2.0, esta semana, em São Francisco (EUA).

Segundo os dados agora divulgados, o Twitter viu também crescer significativamente a percentagem de utilizadores que, todos os dias, fazem login no serviço. Se em Janeiro deste ano, apenas 30% se autenticavam todos os dias no serviço de microblogs, agora o valor ultrapassa os 50%.

De acordo com o responsável, o aumento ficará a dever-se, em grande parte, à integração com a mais recente versão do sistema operativo móvel da Apple, o iOS 5, que contribuiu para que o número de novos subscritores triplicasse.

iOS 5 instalado num em cada três dispositivos elegíveis

A apresentação dos números do Twitter - e o ênfase colocado na integração com o novo iOS - coincidem com a divulgação, por parte da Localytics, de novos dados sobre a adoção da versão 5 do sistema operativo móvel da Apple, lançado quarta-feira, 12 de outubro.

A empresa, que recorre a uma ferramenta de monitorização instalada em aplicações para o iOS - e garante assegurar, desta forma, uma amostra de "dezenas de milhares de dispositivos móveis da Apple-, afirma que um em cada três equipamentos compatíveis com a nova versão do SO, já fez a atualização.

Também a Apple disse ontem que a última versão do sistema operativo móvel tinha, nos primeiros cinco dias após a disponibilização, passado a ser usada por 25 milhões de clientes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico