
A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública sobre a assinatura electrónica e identificação e autenticação electrónicas, pedindo aos cidadãos dos Estados-membros que avancem com sugestões sobre as formas como estas podem contribuir para o desenvolvimento do mercado único digital.
Os resultados da consulta, que decorre online até 15 de Abril, destinam-se a contribuir para a revisão da Directiva Assinaturas Electrónicas e preparação de legislação relativa ao reconhecimento entre países da identificação e autenticação electrónicas.
O anúncio é feito no site oficial do Executivo comunitário, através de um comunicado onde se destacam as actuais dificuldades na verificação da identidade e assinaturas e o obstáculo que isso representa ao desenvolvimento da economia online na UE.
As assinaturas electrónicas e a identificação e autenticação "podem tornar-se um instrumento importante para incutir nos utilizadores e nos fornecedores confiança na utilização de serviços em linha", acreditam os responsáveis europeus, "mas, para serem eficazes têm de funcionar em todos os Estados Membros", lê-se na nota à imprensa.
A iniciativa insere-se na Agenda Digital para a Europa, cuja responsável, Neelie Kroes, salientou a importância das "opiniões de todos sobre a melhor forma de verificarmos a identidade e as assinaturas das pessoas quando compramos, vendemos ou efectuamos procedimentos administrativos em linha que exigem elevada segurança".
A consulta pretende recolher opiniões sobre expectativas de cidadãos e empresas quanto às regras nesta matéria e, em especial, quanto à utilidade das assinaturas, identificação e autenticação electrónicas, bem como das necessidades específicas do sector e dos utilizadores.
Benefícios socioeconómicos, domínios de aplicação, eventuais novos serviços que reforcem a confiança, utilização de dispositivos móveis e reconhecimento legal do consentimento electrónico dado ao clicar em "aceito" são outros dos temas sobre os quais se pretende obter feedback", explica a Comissão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Pandoland é um jogo dos criadores de Pokémon com estética de Minecraft -
Site do dia
Deixe a imaginação fluir e faça engenhocas improváveis com IA para descobrir o seu alter ego de inventor -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários