Passar "Um dia com a Internet" é a proposta do Ministério da Ciência e da Tecnologia e do Pavilhão do Conhecimento para o próximo dia 16 de Fevereiro, Sábado. Num só dia os visitantes do Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa, podem contactar com as diferentes realidades relacionadas com projectos de desenvolvimento da Internet em Portugal.



Sem querer que a iniciativa seja um balanço do trabalho feito para o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal, Mariano Gago, ministro da Ciência e da Tecnologia, considera que esta é mais do que isso uma possibilidade das pessoas terem contacto com os responsáveis e intervenientes nos diferentes projectos em curso no nosso país.



O programa definido para o dia 16 é composto por duas partes: ateliers e conferências, que vão decorrer entre as 11 e a meia noite de Sábado, estando o Pavilhão aberto gratuitamente a todos os visitantes. Nos ateliers vai estar instalado um café e vários espaços de informação e mostra de diversas iniciativas.



A Internet nas Escolas, projectos de desenvolvimento de software e iniciativas para cidadãos com necessidades especiais, a Administração Pública em linha, a Comissão Interministerial para a Sociedade da Informação e o Plano Operacional para a Sociedade da Informação marcarão presença nos ateliers. Os visitantes podemos ainda experimentar a escrita criativa com a colaboração de Rui Zink e música criativa com José Duarte e Pedro Osório, num espaço cujo objectivo é fomentar a interactividade e a troca de experiências.


Também à disposição de todos os visitantes estará um atelier de jogos online, uma área que é considerada cada vez mais importante para o fomento do uso da Internet na convivência social e no tempo de lazer.


Em paralelo realizam-se no Auditório uma série de conferências, com duração de uma hora e meia cada, e cujo programa começa depois da hora do almoço. Num formato que compreende apresentações e debates vão ser tratados temas como os Espaços Internet, os problemas dos deficientes e outros cidadãos com necessidades especiais, o novo bilhete de identidade digital e a Administração Pública em linha no espaço europeu.

Notícias Relacionadas:

2002-02-08 - Ministério da Juventude cria primeiro Espaço Millenium na Covilhã

2001-02-08 - Portugal Digital: Governo incentiva acesso público à Internet