Os mesmos dados revelam que os serviços cloud são mais populares em países como a Dinamarca, onde 42% da população recorre a esse tipo de ofertas. Portugal está abaixo da média europeia (21%), com cerca de 15% dos cidadãos a usarem serviços cloud para guardar dados e cerca de 13% dos cidadãos a usarem serviços online para partilhar dados online.



O relatório também deixa claro que as preferências dos utilizadores vão para serviços gratuitos. Apenas 11% dos utilizadores tiram partido de serviços pagos. A acessibilidade dos dados a partir de qualquer local e dispositivo é o motivo mais apontado por quem usa serviços cloud para preferir esta opção.




Quase um terço dos portugueses nunca usou a Internet


Os dados da Eurostat mostram ainda que percentagem de portugueses que nunca usou a Internet é de 30%. O número continua a manter o país longe da média europeia, tendo em conta que em toda a UE a percentagem de cidadãos que nunca usou a Internet está agora nos 18%.



Entre os portugueses que utilizam a Internet metade tira partido de serviços online todos os dias e 61% pelo menos uma vez por semana. Sessenta e cinco por cento dos portugueses usaram a Internet nos últimos três meses, enquanto 37% usufruíram de serviços online fora de casa durante este ano.



Os números europeus a este nível não são muito diferentes dos nacionais e revelam que quase dois terços dos europeus (65%) tiram partido da Internet diariamente, quando em 2006 apenas 31% o faziam.

O país europeu onde a utilização diária da Internet é mais expressiva é na Dinamarca, onde 85% da população acede à web com esta periodicidade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico