O relatório do organismo responsável pela gestão da propriedade intelectual a nível europeu, que envolveu 26.555 entrevistas nos 28 países da União Europeia, revela ainda que, incluídas todas as idades a partir dos 15 anos, 83% dos inquiridos prefere aceder a conteúdos digitais através de serviços ou plataformas legais, desde que essa opção esteja disponível a preços acessíveis. Paralelamente, 10% refere procurar, de propósito, sites com conteúdos ilegais.

Entre os que usam este tipo de sites, cerca de sete em cada 10 (71%) garantem que deixariam de o fazer se existissem opções mais baratas com conteúdos autorizados.

Os resultados do estudo indicam ainda que há uma crescente confusão sobre o que constitui uma fonte legal de conteúdos, já que um em cada quatro inquiridos costuma ter dúvidas na identificação dos sites. O valor dispara para mais de 40% na faixa de inquiridos entre os 15 e os 24 anos.

 “No geral, o apoio aos direitos de propriedade intelectual entre os cidadãos europeus é alto”, comenta o diretor executivo da EUIPO, o português António Campinos, acerca dos resultados do relatório, que também abrangeu a contrafação (de artigos físicos), citado pela EFE.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.