Nos primeiros 10 meses de 2010 surgiram 20 milhões de novas ameaças informáticas, o que corresponde a um número igual ao registado durante todo o ano de 2009, afirma a Panda, numa análise comparativa agora divulgada.

O número médio de novas ameaças informáticas registadas a cada dia cresceu 14,5 por cento, segundo o estudo da empresa, que inclui tanto novos tipos de malware como novas variantes de ameaças já existentes.

De Janeiro a Outubro terá sido criado um terço (34%) do malware actualmente em circulação, numa altura em que a empresa de segurança informática identifica, em média, a existência de 63 mil novos tipos (ou famílias) de ameaças por dia. De acordo com os laboratórios da Panda, a média diária de novas ameaças era de 55 mil o ano passado.

O gráfico disponibilizado pela empresa, que reproduzimos abaixo, mostra a evolução do número de ameaças nos últimos anos.

[caption]gráfico da Panda[/caption]

Num cenário onde o número de ameaças se multiplica agora muito mais rapidamente, convém também referir que estas são, no entanto, muito menos "resistentes". Segundo a empresa, a duração média de "vida" da maioria do malware (54%) é agora inferior a 24 horas, em anos anteriores esta era normalmente de "vários meses".

Esta duração limitada e existência de muitas variantes de malware representa também uma mudança no panorama do cibercrime, acrescentam os especialistas. Muito do software é agora criado para afectar apenas alguns sistemas e desaparecer depois.

Nota da Redacção: A notícia foi alterada para se tornar mais clara na indicação dos dados a que se refere o gráfico.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.