A norueguesa Opera Software lançou uma versão preliminar do Opera Unite, um sistema que "transforma" o browser num servidor Web.

Apresentado como o serviço que vai reinventar a Web, o Unite permite partilhar directamente ficheiros entre computadores, sem necessitar de recorrer aos habituais servidores.

A transferência directa de ficheiros entre computadores pessoais, que fará parte da próxima versão do novo navegador da Opera, anula a necessidade de armazenamento dos dados em servidores.

Para usufruírem da nova ferramenta e gerarem pastas de conteúdos para partilha, os utilizadores terão de instalar os packs do Unite e ter uma conta Opera. Os interessados apenas em acederem aos ficheiros não necessitam de estar ligados ao serviço, podendo usar um outro browser.

A Opera ainda não divulgou a data de lançamento da versão final da nova tecnologia, mas confirmou que o Unite fará parte da versão 10 do seu browser, previsto para breve. Ao que indica a imprensa internacional, está também pensada uma versão para dispositivos móveis.

A alpha do Opera Unite está disponível gratuitamente para download no site Opera Labs.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.