
A norueguesa Opera Software lançou uma versão preliminar do Opera Unite, um sistema que "transforma" o browser num servidor Web.
Apresentado como o serviço que vai reinventar a Web, o Unite permite partilhar directamente ficheiros entre computadores, sem necessitar de recorrer aos habituais servidores.
A transferência directa de ficheiros entre computadores pessoais, que fará parte da próxima versão do novo navegador da Opera, anula a necessidade de armazenamento dos dados em servidores.
Para usufruírem da nova ferramenta e gerarem pastas de conteúdos para partilha, os utilizadores terão de instalar os packs do Unite e ter uma conta Opera. Os interessados apenas em acederem aos ficheiros não necessitam de estar ligados ao serviço, podendo usar um outro browser.
A Opera ainda não divulgou a data de lançamento da versão final da nova tecnologia, mas confirmou que o Unite fará parte da versão 10 do seu browser, previsto para breve. Ao que indica a imprensa internacional, está também pensada uma versão para dispositivos móveis.
A alpha do Opera Unite está disponível gratuitamente para download no site Opera Labs.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários