O Blackboard Learning System, da Blackboard, será a solução que irá substituir a plataforma de eLearning usada actualmente pela Universidade de Aveiro na administração dos seus cursos à distância. O projecto de implementação já está a decorrer, sendo assumido pela Novabase.




A nova plataforma vai ser aplicada a setecentos cursos, permitindo aos professores e monitores dos mesmos uma maior flexibilidade e controlo dos programas educativos que administram, refere-se em comunicado de imprensa.




O Blackboard Learning System permite gerir e partilhar conteúdos, criar fóruns de discussão e salas de aula virtuais, proporcionando ambientes de colaboração e comunicação mais dinâmicos. Esta plataforma facilita, igualmente, o trabalho administrativo, permitindo a gestão de dados com integração de informação sobre os estudantes, gestão de identidade e sistemas de autenticação, explicam os promotores da iniciativa.




"O Blackboard Learning System foi seleccionado com base numa análise competitiva na qual comparámos as mais importantes plataformas de e-Educação existentes no mercado", salienta Fernando Ramos, professor de Tecnologias de Comunicação e Director do Centro de Multimédia e Educação à Distância da Universidade de Aveiro. "Concluímos que, devido à sua arquitectura aberta e funcionalidade extremamente flexível, o Blackboard Learning System seria a escolha ideal para substituir a anterior plataforma WebCT".




Notícias Relacionadas:

2004-11-11 - Campus universitário da UA recebe laboratório de investigação da Siemens

2002-09-06 - Universidade de Aveiro com novos cursos em regime de eLearning