A Universidade de Coimbra começou hoje a disponibilizar conteúdos através da plataforma iTunes U, uma área da loja da Apple que permite descarregar gratuitamente materiais áudio e vídeo fornecidos por universidades.

A lista de conteúdos incluídos no "arranque da presença da UC" no iTunes inclui materiais sobre robótica industrial, saúde pública, língua, história e património musical, adiantou a instituição num comunicado à imprensa.

Entre os materiais disponíveis encontram-se seminários, palestras e entrevistas, detalharam os responsáveis.

A universidade reclama ainda ser "a primeira instituição de ensino superior portuguesa a disponibilizar conteúdos na plataforma". Uma participação que é encarada "com entusiasmo", nas palavras do reitor, Fernando Seabra Santos.

"A nossa universidade foi fundada há sete séculos e constitui uma referência no mundo lusófono. Estamos muito satisfeitos por podermos utilizar a nossa história e os nossos conhecimentos para disponibilizar conteúdos de grande qualidade, através do iTunes U, para mais de 250 milhões de pessoas que falam português em todo o mundo", afirma o responsável citado na nota oficial.

A contribuição da universidade portuguesa vem juntar-se aos mais de 350 mil artigos, vídeos, filmes e outros recursos actualmente disponíveis no iTunes U, segundo os números da Apple. A plataforma, que permite o acesso através de computador (Mac e PC) e dispositivos móveis (iPhone, iPod touch e iPad), conta também com uma área dedicada a contribuições de museus, bibliotecas públicas e outras instituições públicas.