A Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas instituições de ensino em todo o mundo, anunciou a sua aposta na disponibilização de cursos online, através da disponibilização de vídeos grátis, traduzidos em vários idiomas.


A iniciativa é semelhante a outras tomadas por várias instituições de ensino estrangeiras, tais como a Universidade de Princeton e o MIT, entre outras. No entanto, a escolha de Yale diferencia-se das outras por ser a primeira a concentrar os seus esforços nas aulas grátis através de vídeo online.


O projecto piloto terá 18 meses de duração e disponibilizará, para além dos vídeos, apontamentos e traduções referentes a sete cursos que irão começar no próximo ano.
De acordo com a Reuters, alguns dos cursos oferecidos são "Introdução ao Antigo Testamento", "Fundamentos de Física" e "Introdução à Filosofia Política".


No entanto, os cursos leccionados pela Web não contarão com nenhum certificado de Yale nem tão pouco substituirão a presença física dos alunos nas aulas.


Espera-se que os estudantes de Yale gastem, este ano lectivo, perto de 46 mil dólares na matricula, em alojamento e em alimentação, refere a mesma fonte.


Richard Levin, presidente da universidade, citado pela imprensa internacional, refere que esta é uma oportunidade para "partilhar uma parte vital e central da experiência e Yale com aqueles que, por qualquer motivo, não estão em posição de obter, em primeira mão, educação em Yale".

Notícias Relacionadas:

2006-08-25 - UE recomenda agilização dos processos para a criação da Biblioteca Digital Europeia

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.