O Boston College e o Massachusetts Institute of Technology recusaram-se a fornecer à RIIA os nomes dos seus estudantes suspeitos de descarregarem da Internet músicas protegidas por direitos de autor. As instituições alegam que as intimações da Associação norte-americana da Indústria Discográfica eram ilegais e estavam mal preenchidas, noticiou a Associated Press.
Segundo as referidas escolas, as ditas intimações da RIIA não forneceram o tempo suficiente para que estas notificassem os seus alunos, ao abrigo do Family Education Rights and Privacy Act, dando-lhes menos de uma semana para revelar o nomes dos estudantes.
"Não estamos a tentar proteger os nossos estudantes das consequências da infracção dos direitos de autor. Assim que as intimações estiverem convenientemente preenchidas, vamos responder-lhes", afirmou à mesma fonte Jack Dunn, porta voz do Boston College.
Outra das razões invocadas pela mesma escola para a não resposta às intimações da RIAA foi o facto de, alegadamente, estas violarem as leis federais norte-americanas, uma vez que o local onde foram emitidas (Washington D.C.) é significativamente distante do local onde procuram ter efeito (Boston).
A RIIA também veio já a público comentar esta polémica pelo seu porta voz, Jonathan Lamy, que declarou que associação está "desapontada pelo facto de estas universidades terem escolhido litigar connosco e negar-nos, a nós e a outros detentores de copyrights, direitos tão claramente garantidos pelo Congresso".
Esta iniciativa da RIIA vem no seguimento da aprovação pelo Congresso norte-americanos da lei Digital Millenium Copyright Act, em vigor desde 1998, que permite que detentores de direitos de autor obriguem os fornecedores de acesso à Internet a revelar a identidade dos utilizadores ou a bloquearem o acesso dos mesmos a determinados sites que violem esses mesmos direitos. Recentemente a RIIA anunciou ainda a intenção de processar directamente os utilizadores deste tipo de serviços.
Notícias Relacionadas:
2003-07-21 - Empresas espanholas denunciam internautas por partilha de ficheiros P2P
2003-07-17 - RIAA intima ISPs a fornecer dados sobre utilizadores de P2P
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários