Dia 25 de maio é dia de eleições europeias, onde milhões de cidadãos vão escolher os representantes nacionais que vão ter assento no Parlamento Europeu. Em Portugal estão disponíveis duas ferramentas que indicam aos eleitores o local onde devem fazer o seu voto: um site do Ministério da Administração Interna e o envio de um SMS.



Em www.recenseamento.mai.gov.pt/ os internautas apenas precisam de inserir o número de identificação do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão, assim como a data de nascimento no formato ano/mês/dia.



Depois de submetidos os dados aparecerá uma página com as seguintes informações: nome do eleitor, número do eleitor, distrito e freguesia onde está recenseado, local de voto, morada do local de voto e o número da secção de voto à qual se deve dirigir.



Se optar pelo envio de uma mensagem pelo telemóvel saiba desde já que a mesma é gratuita. Envie o SMS para o número 3838 com a seguinte tipologia: RE (espaço) Número do BI/Cartão Cidadão (espaço) Data de nascimento no formato ano/mês/dia. Em menos de dez segundos receberá a resposta com as mesmas informações fornecidas pelo site, menos a morada e o número de secção no local de voto.



Através de métodos “offline” os cidadãos também podem consultar na Comissão Recenseadora da Junta de Freguesia onde está registado ou nos gabinetes de apoio das respetivas câmaras municipais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.