A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está a organizar um workshop que tem como objectivo preparar um contributo nacional para a iniciativa europeia i2010, na área da deficiência, para quando Portugal assumir a presidência da União Europeia em 2007.

O Workshop: "i2010 - Trabalho Preparatório da Agenda Portuguesa para Iniciativas de e-Inclusão em 2007", irá decorrer nos dias 28 e 29 de Novembro nas instalações da universidade, em Vila Real, centrando-se nos temas Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade e Utilização das Tecnologias pelos Idosos.

No primeiro dia terá ainda lugar o I Encontro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade que conta com uma cerimónia presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, para a entrega do Prémio Engenheiro Jaime Filipe 2005.

A criação do plano de acção para a promoção da inclusão digital, que está prevista para 2008, é uma das preocupações tidas em conta pela organização do workshop.

A iniciativa partiu do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e conta ainda com a colaboração da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), Gabinete do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, Instituto da Segurança Social e Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA).

A participação no evento é gratuita, tendo apenas os interessados de preencher um formulário electrónico que está disponível na Internet em www.acessibilidade.net, juntamente com o programa.

Recorde-se que a iniciativa i2010 procura assegurar o desenvolvimento de áreas fundamentais para a eficácia económica do espaço europeu como a inovação, o emprego e a investigação numa linha fiel aos princípios definidos pela Estratégia de Lisboa durante a presidência portuguesa em 2000.

A criação de condições que permitam aos cidadãos portadores de deficiência tirar partido de todos esses benefícios é já alvo de vários programas.

Notícias Relacionadas:
2005-07-22 - CE volta a sublinhar empenho na aposta em inovação e conhecimento

2005-06-01 - Banda larga no centro da iniciativa i2010 adoptada hoje pela CE

2005-02-02 - Viviane Reding desvenda novas prioridades para Sociedade da Informação até 2010

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.