A excessiva confiança dos utilizadores empresariais na segurança das redes das empresas pode levar à adopção de comportamentos de maior risco, apurou um estudo realizado pela empresa de soluções de segurança Trend Micro. O relatório aponta por isso para o papel de relevo que a própria segurança da infra-estrutura de TIs continua a ter nas empresas.



Segundo os resultados do estudo, que abrangeu 1200 utilizadores empresariais de três países (EUA, Alemanha e Japão), a confiança dos funcionários na protecção contra vírus, worms e spyware, assim como outro tipo de malware, é mais elevada quando existe um departamento técnico, o que resulta muitas vezes em comportamentos de risco.



Dos inquiridos, 39 por cento diz acreditar que a área de TI pode prevenir ataques de spyware e phishing, permitindo-lhes adoptar comportamentos ainda mais perigosos ao navegar na Internet. Destes utilizadores, 63 por cento garantem estar mais confortáveis ao aceder a links ou sites suspeitos por contarem com software de segurança nos seus computadores, enquanto que 40% apoiam o seu comportamento na disponibilidade de apoio técnico, indica o estudo.



Porém, a excessiva dependência do apoio técnico pode também impedir os responsáveis desta área de resolverem outros problemas importantes enquanto respondem a questões que muitas vezes correspondem a falsos alarmes.



Entre outros dados revelados pelo estudo salienta-se que 48 por cento dos inquiridos refere aceder a emails suspeitos ou links nos computadores de trabalho graças à presença do apoio técnico, sempre disponível em caso de perigo. Estes comportamentos são adoptados mais facilmente em equipamentos que não são da propriedade do utilizador, admite um em cada três americanos e um em cada quatro japoneses.



A Trend Micro conclui que existe um desafio renovado dos Departamentos de TIs em garantir a segurança das redes enquanto forma os utilizadores para a necessidade de se manterem alertas.

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