A data de lançamento da versão estável do Firefox 4 foi revista. De acordo com o novo calendário, a nova versão do browser não estará pronta antes de 2011, como a Mozilla previa.

Apontado para Outubro ou Novembro deste ano, o lançamento da versão 4 do navegador Web teve de ser adiado para o "início do próximo ano", revela a nova calendarização da fundação.

Na origem do atraso estarão dificuldades constatadas na disponibilização de uma versão beta que inclua todas as funcionalidades da nova edição do browser. Alguns meios especializados destacam ainda o grande número de alterações e correcções que a Mozilla pretende levar a cabo com esta nova versão, que estará a revelar-se mais moroso do que inicialmente planeado.

Os trabalhos no "desenvolvimento do Firefox 4 não abrandaram", afirmam os responsáveis pelo software, acrescentando que "estão a ser feitos grandes progressos diariamente". Ainda assim, a organização deparou-se com atrasos em cumprir o calendário para disponibilização da Beta 7 (a feature complete e sobre a qual os seus programadores de add-ons e terceiros poderão desenvolver extensões), bem como com o "muito trabalho" ainda por fazer no que respeita à preparação da versão final do browser.

A data certa para o lançamento da versão final continua por definir, com a disponibilização da beta completa agendada agora para "algures durante o mês Novembro", o que significa um atraso de cerca de dois meses face à meta inicialmente prevista (meados de Setembro). Os restantes "marcos" no que à disponibilização e actualizações de versões beta concerne deverão ser atingidos durante o mês de Dezembro, estimam os responsáveis pelo projecto.

Nos últimos tempos foram já apresentadas seis versões beta do software para desktop, com as quais foram sendo mostradas algumas das funcionalidades a esperar do novo navegador. No início deste mês foi também disponibilizada uma versão de teste compatível com smartphones com sistema operativo de código aberto Android e Maemo.