Identificado pelas empresas de segurança como Cryptolocker, esta ameaça de segurança garante acesso a dados do utilizador, que podem ser fotografias, documentos ou outros conteúdos, codificando-os e pedindo um resgate para devolver a informação sequestrada ao formato original. Dá ao utilizadores um prazo para fazer o pagamento.



A Dell Secureworks garante que o malware já terá visado mais de 250 mil computadores e sublinha a frequência crescente deste tipo de ataques, que deixaram de ser uma preocupação exclusiva das empresas, para se tornarem uma ameaça real também para utilizadores privados.



O ataque está a ser dirigido a utilizadores Windows e feito pressionando o utilizador a ceder à chantagem, colocando no ecrã dos computadores afetados um cronómetro, que vai mostrando o tempo a passar e o período disponível para fazer o pagamento a reduzir-se.



Os Estados Unidos têm sido o país mais afetado pelo Cryptolocker mas não são o único. Reino Unido, Austrália e França também assumem os lugares cimeiros da lista com um número elevado de ataques já identificados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.