Um novo tipo de ataque, explicado num vídeo publicado online no YouTube (que reproduzimos abaixo), permite tirar partido de uma vulnerabilidade no Adobe Flash e aceder à câmara de vídeo do computador da vítima.

O processo descrito pelo estudante de informática Feross Aboukhadijeh constitui uma ameaça na medida em que poderá ser usado por sites para aceder e ligar a webcam e microfone de um visitante sem necessitar da sua autorização, alerta o jovem.

O ataque que, tanto quanto se sabe, apenas afeta computadores com sistemas operativos Mac pode ser levado a cabo durante a navegação Web com recurso tanto ao Safari como ao Firefox, detalha o jovem.

O estudante da Universidade de Stanford, Califórnia, afirma que reportou a situação à Adobe e, na ausência de resposta, decidiu publicar a informação online, para forçar a empresa a tomar uma atitude.

A ideia terá sido bem-sucedida. De acordo com as atualizações publicadas no site de Feross Aboukhadijeh, a Adobe confirmou, num email enviado ao jovem, que estava a trabalhar numa solução, e apenas um dia depois informou que o problema tinha sido resolvido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.