Depois de um breve período em alpha testing, o motor de busca open-source Wikia Search abriu as portas ao público. Apresentado como o mais recente concorrente do Google, Yahoo e Live Search, a plataforma criada pelo fundador da Wikipedia serve-se das opiniões dos seus utilizadores para determinar a relevância dos resultados apresentados nas pesquisas.



Esta possibilidade deve-se ao facto dos internautas poderem classificar os resultados através de um sistema de cinco estrelas. As notas atribuídas são devolvidas ao sistema e passam a acompanhar os resultados apresentados nas pesquisas seguintes.



Jimmy Wales, fundador do motor de busca, acredita que nos próximos três anos o Wiki Search será o principal concorrente do Google, não só pelas funcionalidades oferecidas como pela confiança que é atribuída aos utilizadores na hora da pesquisa.



Isto porque, à semelhança do que acontece com a enciclopédia livre criada pelo responsável, os utilizadores podem adicionar comentários em artigos ou editar alguns textos para acompanhar os resultados das buscas.



Citado pela imprensa internacional, Jimmy Wales afirma que " a pesquisa é uma parte fundamental da infra-estrutura da Internet, pelo que deve ser feita de forma aberta" e interactiva.



Sem planos para se aliar a parceiros neste projecto, Jimmy Wales refere que por enquanto o motor de busca funcionará na mesma linha da Wikipédia, ou seja, sem proveitos financeiros, mas com o contributo dos utilizadores que querem diminuir o poder dos gigantes Google e Yahoo. A Prazo a Wikia deverá suportar-se em receitas de publicidade.



Notícias Relacionadas:

2007-12-27 - Novo concorrente do Google estreia-se a 7 de Janeiro