A Wikipedia, redigida e editada por internautas, é quase tão rigorosa em relação a temas científicos quanto a Britânica, revela um estudo publicado na Nature. Mais de 30 artigos de cada uma das enciclopédias foram enviados para especialistas que encontraram diferenças pouco significativas no grau de exactidão dos conteúdos.

Apenas foram identificados quatro erros relacionados com conceitos mal interpretados em cada uma das enciclopédias. Os especialistas detectaram ainda "erros ocasionais", omissões ou indicações que continham erros, 162 e 123 na Wikipedia e na Enciclopédia Britânica respectivamente.

Segundo o artigo da Nature, a vantagem da Enciclopédia Britânica pode não ser considerada superior à da Wikipedia relativamente aos temas científicos, já que se deve ter em conta a forma como são redigidos os conteúdos pelos internautas na enciclopédia online livre.

Para além disso, o estudo considera a forma como os artigos são apresentados na Wikipedia de forma pouco estruturada e confusa.

A Wikipedia foi recentemente alvo de críticas de um jornalista norte-americano, John Seigenthaler, que acusa a enciclopédia de fazer referência ao seu nome como uma dos suspeitos pelo assassínio do Presidente John F. Kennedy e do seu irmão, Robert Kennedy. Perante a divulgação deste caso a enciclopédia online decidiu testar, no próximo mês, um novo mecanismo capaz de rever a exactidão dos seus artigos.

Criada em 2001, a Wikipedia regista já 1,8 milhões de artigos em 200 línguas e conta actualmente com mais de 10 mil voluntários.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.