O pedido de doações lançado pelo fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, voltou a ser atendido pelos utilizadores da enciclopédia colaborativa. A fundação Wikimedia conseguiu reunir 16 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de euros) de financiamento para continuar o serviço que está a celebrar o décimo aniversário.

Numa mensagem publicada no site, Jimmy Wales agradece a todos os utilizadores que fizeram doações. "Concluímos a mais bem sucedida campanha de arrecadação em nossa história, $16 milhões de dólares em menos de 8 semanas. Incrível. Mas não estou surpreso", refere o fundador de um dos maiores projectos web, lembrando que "em 2001, eu apostei nas pessoas e vocês nunca me decepcionaram".

A campanha de angariação de fundos foi lançada em Novembro mas mantém-se activa para quem quiser ainda participar.

No total a Wikipédia recebeu nestas oito semanas 500 mil donativos, uma média de 16 euros por cada internauta. O dinheiro recolhido destina-se a pagar os salários da equipa da Wikipédia e os servidores e permite manter o acesso gratuito e livre de publicidade.

A Wikipedia é o quinto website mais visitado do mundo, com 400 milhões de pessoas a aceder aio site no mês passado, reunindo mais de 19 milhões de artigos em 270 línguas.

Para além da Wikipedia a fundação Wikimedia mantém vários projectos relacionados com a difusão de conhecimento, como o Wikibooks e o Wikinews.