A maior enciclopédia colaborativa na Internet lançou um apelo aos leitores para garantirem o seu financiamento, permitindo que a Wikipédia se mantivesse um "espaço de saber livre". O apelo "assinado" por Jimmy Wales, o fundador da enciclopédia, deu bom resultado, tendo sido conseguidos os fundos necessários para o funcionamento até Julho de 2009.

Jimmy Wales agradece agora a todos os que contribuíram financeiramente, reunindo 4 milhões de dólares que financiam as operações do dia-a-dia, com o alojamento dos serviços e o pagamento da equipa de 23 pessoas, mas também outras actividades como a melhoria do software e as Wikipedia Academies.

Os 4 milhões de dólares foram doados por 125 mil pessoas, somando-se a este valor mais 2 milhões de dólares oriundos de grandes doações e apoios à fundação.

Apesar de ter sido atingido o objectivo inicial de financiamento, mantém-se em aberto a possibilidade dos internautas fazerem doações à Fundação. "Quaisquer doações além do nosso objetivo de US$ 6 milhões serão colocados em um fundo de reserva, que irá nos ajudar a compensar os custos operacionais para além do actual ano fiscal", explica a mensagem de agradecimento do fundador da Wikipédia

O grande objectivo da Wikipédia é manter-se sem de publicidade. "Como num parque nacional ou numa escola, não acreditamos que a publicidade deva ter lugar na Wikipédia. Queremos mantê-la viva e forte, mas precisamos do apoio de milhares de pessoas como você", afirmava Jimmy Wales no apelo à doação de fundos.

Mantida pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2003, a enciclopédia online conta com apenas 23 funcionários pagos.

A Wikipédia está disponível em 257 idiomas ou dialectos, tendo ultrapassado a marca dos 10 milhões de artigos em Abril deste ano, com nomeadamente 2,1 milhões em língua inglesa e 448.203 artigos na versão em língua portuguesa.