O fundador pediu e os utilizadores ajudaram: 7,5 milhões de dólares foram reunidos em menos de 8 semanas para ajudar a manter a Wikipedia, lê-se na carta aberta de agradecimento aos doadores, "assinada" por Jimmy Wales.

O valor corresponde a cerca de 5,2 milhões de euros, o que significa um aumento de quase 1 milhão de euros com relação ao montante amealhado há cerca de um ano atrás com uma iniciativa semelhante. Na altura foram reunidos 6,2 milhões de dólares (cerca de 4,3 milhões de euros).

Foi "a mais bem sucedida campanha de angariação" na história da Wikipedia, afirma o responsável pela criação da enciclopédia colaborativa. Só no primeiro dia foram reunidos 430 mil dólares (298 mil euros).

Mesmo após as várias polémicas sobre uma eventual "crise" do modelo, com várias notícias sobre o decréscimo do número de voluntários envolvidos no projecto, o fundador da Wikipedia mostra-se agradecido mas não surpreso. "Em 2001, eu apostei nas pessoas e vocês nunca me decepcionaram", escreve.

No documento, Jimmy Wales aproveita para realçar a importância destas doações para manter a enciclopédia a funcionar de forma gratuita e sem publicidade.

Apesar do sucesso já registado, a fundação vai continuar a aceitar doações, que podem ser efectuadas através de cartão de crédito ou PayPal.

No ano passado foram registadas 125 mil doações de particulares, mas ainda não foram revelados números quanto ao número de pessoas a participar na campanha este ano.

Os fundos reunidos destinam-se a financiar as operações do dia-a-dia, alojamento dos serviços e pagamentos à equipa que trabalha no projecto - que sobrevive com menos de 35 funcionários.

De acordo com os últimos números divulgados pelo seu fundador, a Wikipedia é o quinto site mais visitado no mundo, registando 340 milhões de utilizadores únicos no mês passado.