A Fundação Wikipedia vai apostar num novo sistema de edição dos conteúdos para a versão inglesa da enciclopédia online. Com a mudança de regras pretende prevenir-se a publicação de informações falsas sobre pessoas ainda vivas.

A Wikipedia altera, mais uma vez, um dos seus princípios básicos: o direito à colaboração e edição livre de qualquer interessado, sem revisão ou confirmação da informação inserida. Os responsáveis justificam a mudança com a necessidade de oferecer "protecção adicional" e "prevenir o vandalismo" neste tipo de artigos.

Segundo a imprensa americana, a ideia surgiu no início deste ano, depois de alguém ter editado um artigo em que referia que o senador norte-americano Ted Kennedy teria falecido após a a posse de Barack Obama.

O novo método prevê o recurso a editores voluntários que ficarão responsáveis por rever as entradas de dados, confirmando a sua veracidade, antes que surjam online.

Novidade na versão em inglês, a medida já está contudo implementada na versão alemã da enciclopédia, que conta com perto de 7.500 editores com poder para aprovar ou rejeitar alterações.

O número de editores para a versão em inglês prevê-se maior, atendendo ao volume de artigos, três vezes superior à alemã - rondará os três milhões de artigos.