Chama-se “Regina” a mais recente atualização do WordPress, versão 6.5, dedicada à violinista de jazz Regina Carter, conhecida pela sua perícia musical, mas também estilos experimentais. É exatamente isso que o WordPress pretende introduzir na popular plataforma de criação de websites, uma revisão do editor, novas opções de visualização e filtros das páginas, padrões e templates, além melhorias no UX, ou seja, a experiência do utilizador.
A WordPress.org destaca as melhorias na Cover Block, a zona onde os utilizadores podem colocar texto ou outros conteúdos em cima de imagens ou vídeos, sendo ideal para criar destaques ou banners. Os utilizadores passam a poder mudar o rácio de aspeto e aceder a uma opção que permite mudar estes blocos de forma geral no website ou de forma individual. As mudanças efetuadas podem ser pré-visualizadas para ver como fica nas diferentes plataformas, incluindo smartphones. A cor de sobreposição também é aplicada automaticamente baseado na imagem, mas os utilizadores têm o controlo manual para modificar as cores e respetiva opacidade.
Veja na galeria imagens do WordPress 6.5
Para facilitar a edição do website, os utilizadores podem agora renomear os blocos, numa experiência melhorada no que diz respeito a arrastá-los para onde desejar. Anteriormente apenas podia alterar o nome ao grupo de blocos e agora a cada um individualmente. Para isso basta premir nos três pontinhos e selecionar a opção de renomear. Foi também adicionada a funcionalidade de criar sombras, tanto nos blocos da coluna como nos botões.
O editor apresenta ainda no geral, novas opções de filtragem para as páginas, assim como a adição de novos padrões, templates e partes de templates. Os utilizadores têm mais liberdade de personalização. Pode aceder à pesquisa de blocos e o sistema de filtros entre os padrões sincronizados ou sem sincronização. Com estas ferramentas, os utilizadores acabam por poder criar um tema padrão personalizado. As categorias podem ser renomeadas ou apagadas.
Para salvaguardar possíveis enganos na construção do website, a nova versão do WordPress tem um novo sistema de revisões de estilo. Através de pequenos ícones cronológicos, com um respetivo sumário das alterações, pode ter maior controlo daquilo que fez previamente, sendo possível reverter para o mesmo.
Os utilizadores podem agora aceder à biblioteca de fontes. Ao clicar na opção gerir fontes, vai poder ver a lista relacionada com o tema da página e respetivas variantes. Pode ainda instalar, remover ou ativar fontes em todo o website. Além disso, o Google Fonts está incluído automaticamente quando clica em instalar fontes, ou pode fazer o upload a partir do computador.
Por fim, a WordPress.org destaca as melhorias da interface geral do utilizador, a organização dos templates entre os temas disponíveis, a personalização e ainda os respetivos plugins adicionados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários