Cerca de 10,2 milhões de blogs ficaram ontem inacessíveis durante quase duas horas devido a um problema com os servidores do WordPress - uma das maiores plataformas para publicação de blogs.

De acordo com a mensagem publicada por um dos fundadores do WordPress, Mat Mullenweg, o serviço esteve "em baixo" durante 110 minutos, durante o final do dia de ontem, quinta-feira, e estima-se que tenha impedido qualquer coisa como 5,5 milhões de visualizações de páginas.

O incidente afectou todos os blogs alojados no WordPress.com, onde se incluem, por exemplo, o TechCrunch, blogs da CNN, Forbes ou Wall Street Journal.

Este foi o pior downtime do serviço nos últimos quatro anos, admite a mesma fonte. Mat Mullenweg adianta ainda que os problemas técnicos estiveram relacionados com "uma mudança não programada de um router de um dos centros de dados" do WordPress, que terá "baralhado" a rede de uma forma que nunca antes tinham experienciado e provocado a rotura do site.

A mudança provocou ainda quebras em todos os mecanismos de failover entre as instalações de San Antonio e Chicago. Toda a informação estava salvaguardada e segura, no entanto não tinham como facultar o acesso a ela, explica o responsável.

Os detalhes sobre as causas que motivaram a falha ainda estão a ver averiguados e novos desenvolvimentos a respeito das conclusões poderão ser acompanhados aqui.