A Google passou a disponibilizar acesso gratuito, para todos os utilizadores com uma conta Google, ao pacote Workspace (antigo G Suite, direcionado a utilizadores profissionais).

O Workspace dá acesso a um conjunto de funcionalidades adicionais no Drive, Meet, Docs, Sheets ou Slides, mas a grande mais-valia da suite está mesmo na integração das ferramentas que disponibiliza. Na facilidade de “saltar” de uma ferramenta para outra ou de usar várias, para uma comunicação mais fluida. Por exemplo, passa a ser possível a qualquer utilizador Google integrar automaticamente documentos do Docs ou Sheets, diretamente numa reunião do Meet. 

Para “abrir as portas” a esta integração é preciso ativar o Chats no Gmail - e aceitar a evolução do Hangouts para a versão mais moderna do serviço de mensagens instantâneas. A partir do Chats é possível usar o Rooms, onde se podem criar salas de conversação privadas, em breve com novas funcionalidades também com um aspeto diferente.   

No verão o Rooms passará a Spaces e a Google assume que quer fazer desta ferramenta o recurso privilegiado do Workspace para organizar contactos, tópicos e projetos. Vai dar-lhe uma nova interface e facilitar a integração de ficheiros e tarefas, para agilizar a organização de conversas, documentos e outras informações relevantes. 

A empresa apresentou entretanto uma nova versão do Workspace para profissionais, com subscrição. O Google Workspace Individual permite fazer agendamentos inteligentes de serviços, tem um serviço de vídeo profissional para reuniões de trabalho, permite personalizar mensagens de email marketing, a par de outras novidades que vão surgir em breve. 

O Google Meet receberá algumas delas. Vai ganhar novas ferramentas de moderação que vão possibilitar a quem modera um evento ligar ou desligar os microfones dos participantes e ativar ou desativar o chat, enquanto decorre uma apresentação.  

Vai ainda passar a contar com um calendário melhorado, onde os participantes numa reunião poderão assinalar se vão marcar presença em pessoa, ou através de uma sala virtual. Até setembro fica também disponível no Meets o já anunciado Companion Mode, que vai permitir aos participantes numa reunião terem acesso a funcionalidades para organizar espaços de perguntas de respostas, votações através de inquéritos, chat e outras opções para mais interação. 

tek Google Meet

A Google garante que a segurança não foi esquecida nestas atualizações ao Workspaces, que passou a contar com deteção melhorada de malware, ganhou novas ferramentas de encriptação e passa a dar aos administradores de espaços partilhados no Drive a possibilidade de classificarem ficheiros e definirem medidas de controlo de acesso.