O World Wide Web Consortium (W3C) e a Open Mobile Alliance (OMA) comunicaram ontem a assinatura de um Memorandum of Understanding, que estabelece relações formais entre as duas organizações. O acordo pretende criar uma ponte para o desenvolvimento de especificações para o acesso móvel à Internet que beneficiem os utilizadores e a indústria.

O consórcio W3C tem centrado o seu trabalho na área das especificações para a Internet, enquanto a OMA se centra na interoperabilidade entre plataformas e serviços móveis. Este novo acordo poderá criar as bases para o desenvolvimento mais rápido e normalizado de novas funcionalidades para equipamentos móveis que se ligam à Internet.

O memorando de entendimento estabelece a partilha de informação técnica e contribuições, de forma a que a comunidade de desenvolvimento e a indústria tenham acesso mais fácil às novas especificações e bases de serviços.

O responsável pelo plenário técnico da OMA, Mark Cataldo, afirma em comunicado que as duas organizações podem em conjunto melhorar a qualidade da experiência do utilizador final e facilitar o desenvolvimento e adopção pela indústria de novos serviços de informação, comunicação e entretenimento móvel.

Notícias Relacionadas:
2003-05-23 - W3C adopta política de patentes de tecnologias Web que integra padrões livres de royalties
2002-11-20 - Comdex/Fall 2002 - Open Mobile Alliance define novas especificações na área móvel